Gastronomia

PiriBier 2024 cria stand solidário que terá 100% da venda destinada às cervejarias gaúchas

A 15ª edição do PiriBier – o maior festival da cultura cervejeira artesanal do Centro-Oeste – será realizada durante o feriado de Corpus Christi (30 de maio a 1 de junho), vai permitir aos participantes que possam contribuir com as cervejarias artesanais do Rio Grande do Sul, que estão sofrendo os impactos do desastre climático que acometeu a região. Um stand multimarcas foi criado pela organização do evento, onde todo o recurso arrecadado com a venda das cervejas será destinado aos microcervejeiros gaúchos.

“Nós não podemos fechar nossos olhos para o que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Por isso, montamos o Stand Amigos do Lúpulo, onde conseguimos organizar com apoio da Balbúrdia Cervejaria (SC) a aquisição de 600 litros de chope de diferentes cervejarias de Blumenau e de Uberlândia. Toda a venda deste stand será 100% destinada à Associação Gaúcha de Microcervejarias, que coordenará o atendimento aos cervejeiros mais afetados. É uma oportunidade que estamos oferecendo para quem está participando do evento, poder exercer a sua solidariedade”, explica o idealizador do evento, Ricardo Trick.

Esse ano, o evento também está de casa nova nesta edição. A Arena PiriBier ganhou um novo espaço, o Green Park Eventos, distante apenas 6 minutos de carro da Igreja da Matriz, com acesso pela GO 338, ao lado do aeroporto. O espaço conta com ampla área para acomodar toda a infraestrutura do PiriBier, e ainda, estacionamento privativo. A organização do evento está providenciando um transfer para fazer a rota Igreja da Matriz – Arena PiriBier, para aqueles que preferirem deixar seus carros no centro histórico.
 
A cerveja artesanal, protagonista da festa, vai estar presente em mais de 300 rótulos nacionais, internacionais e regionais, com destaque para as cervejarias goianas que a cada edição surpreendem pela variedade e qualidade das cervejas. “A curadoria das cervejas que estão no PiriBier é pensada para que o público possa conhecer uma variedade de rótulos que estão sendo premiados nacional e internacionalmente; que estão fazendo trabalhos inovadores, adicionando ingredientes que valorizam a experiência e a degustação da cerveja”, explica o idealizador do evento, Ricardo Trick.

Cervejas sem glúten e zero álcool incrementam as opções de bebidas disponíveis, que também contam com drinks, vinhos regionais e refrigerantes. “Um cardápio democrático em todos os sentidos”, brinca Ricardo Trick. 

Line-up

 

Além da grande variedade de cervejas, o festival também é reconhecido por promover shows memoráveis, alguns deles inéditos em solo goiano. Esse ano, foram selecionadas dez bandas para movimentar a arena PiriBier, número recorde de apresentações da história do evento. 

No dia da abertura, quinta-feira (30//05), a banda Clube Retrô abre os trabalhos levando para o palco o rock de velha guarda. Em seguida, uma das vozes mais potentes do centro-oeste – Maíra Lemos – comanda o festival com um repertório especial de rock clássico. Pela primeira vez em Pirenópolis, após o sucesso da apresentação no PiriBier Goiânia, os veteranos do Biquini vão embalar o público com seus grandes sucessos. Seguidos pelos goianos do Johnny Brown e seu rock irreverente.

Na sexta-feira (31/05), a banda Breakdown abre as apresentações com covers que vão de Pink Floyd a Rolling Stones. Em seguida, estreando em solo goiano, a banda Cali, comandada por Egypcio (ex-Tihuana) dá o tom do rock nacional atual. Seguido pelos Raimundos que prometem show antológico para celebrar os 30 anos da banda.

No sábado (01/06) o palco é aberto com um tributo a ColdPlay comandado pela banda Super Nova, seguido pelo show mais pedido pelo público do PiriBier, a roqueira Pitty, que vai estrear turnê nacional no palco do PiriBier; e a banda Versário que promete tirar o público do chão em encerramento com chave de ouro.

“O PiriBier tem um papel fundamental no mercado, que é o de trazer a cerveja artesanal para um novo patamar de experiências. Por isso a música é tão importante. Através dos shows, conseguimos cativar novos públicos para o universo das cervejas artesanais, que vai muito além da bebida, envolve alta gastronomia e cultura como um todo”, ressalta um dos organizadores do festival, Raul de Oliveira.

Harmoniza PiriBier

O PiriBier vai muito além das atrações programadas para as três noites na Arena. Durante o dia, atividades paralelas de degustações harmonizadas, comandadas por chefs e sommeliers renomados ganham espaço em tradicionais restaurantes da cidade. Esse ano, conforme explica o coordenador técnico do Harmoniza PiriBier e também sommelier, Thony Augusto, estão programados três almoços que vão ensinar a arte de harmonizar cerveja com outras bebidas, pratos e sobremesas inusitadas.

Na quinta-feira (30/05), os embaixadores do PiriBier, os sommeliers de cerveja José Raimundo Padilha e Ronaldo Rossi vão se juntar ao chef Danilo Campos para oferecer um almoço em quatro etapas que vai harmonizar cervejas a diferentes preparos com carne de porco. O evento será em um dos quintais mais charmosos de Pirenópolis, o Zazá Café. 

Já na sexta-feira (31/05), a sommelière Bárbara Soares vai provar que cerveja e vinho podem ser degustados juntos, em um almoço em três etapas, que será oferecido no Restaurante Chico Sá, com cardápio autoral preparado pelas mãos dos chefs Antônio Roberto e Jéssica Rodrigues.

E para o último dia, o sommelier José Raimundo Padilha se une ao especialista em cachaças Ensei Neto para comandarem um almoço de quatro etapas que combina o lúpulo à cachaça, enquanto degustam pratos especialmente elaborados pela chef Cinthia Esteves, no consagrado Romaria Bistrô.

Fomento ao turismo goiano

A partir desta edição, o PiriBier passa a figurar no calendário oficial de eventos culturais do Estado, medida proposta pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. “Para nós é um grande reconhecimento sobre a força que o festival ganhou ao impulsionar a cadeia produtiva cervejeira regional e incrementar o turismo goiano, ao colocar Goiás na rota dos apreciadores da cerveja artesanal”, ressalta o idealizador Ricardo Trick.

Outra forma encontrada pelos organizadores para valorizar o turismo goiano é o projeto Capacita PiriBier, que envolve colaboradores de bares, restaurantes e pousadas, durante dois dias que antecedem o evento (28 e 29/05), em formação gratuita sobre técnicas de atendimento, hospitalidade e informações técnicas sobre cervejas artesanais. Esse ano, a especialista em atendimento Carolina Oda vai comandar a capacitação, compartilhando sua experiência internacional de hospitalidade. O Capacita PiriBier conta com patrocínio do Senac Goiás.

   
Serviço:
15ª edição do PiriBier
Data: De 30 de maio a 1º de junho – Feriado de Corpus Christi
Local: Green Park Eventos – Pirenópolis/GO (ao lado do aeroporto) 
Horário: abertura da Arena – 19 horas
Ingressos PiriBier e Harmoniza PiriBier: BaladApp
*O ingresso dá direito à entrada no evento. Alimentos e bebidas consumidas são cobradas à parte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *