Economia

Presidente do Sescon-Goiás orienta contribuintes que vão negociar contas de luz no Feirão de Negociação da Enel

Em setembro deste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas bateu o recorde do país, 79,3% em contas básicas como água e energia elétrica ficaram inadimplentes.

 

Goiás está entre os estados que registraram crescimento de 34% nas renegociações de dívidas entre os meses de janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado. As informações são da concessionária de energia elétrica, a Enel Distribuição, que também atende Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo em comparação com o mesmo período no ano passado. A Companhia anunciou que vai ampliar as possibilidades de parcelamento para que mais clientes possam pagar as contas atrasadas.

 

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (SESCON- Goiás), contador Edson Cândido, alerta sobre a importância de um planejamento financeiro antes de renegociar dívidas. “Não adianta fazer só o parcelamento sem saber se aquele valor cabe no orçamento, por isso é importante a família colocar na balança, quanto ela ganha e gasta em cada linha de custo. As parcelas da renegociação vão somar junto com as contas do mês subsequente”, explica. 

 

Renegociações

A Enel Goiás promove a partir desta quarta-feira (19), até o próximo sábado (22), o Feirão de Negociação de débitos para clientes inadimplentes, das 9h às 16h, no Centro Popular de Abastecimento e Lazer (Cepal) do Jardim América.

 

A companhia informou que é possível parcelar em até 12 vezes os débitos de faturas vencidas há mais de 61 dias, sendo uma das parcelas, a entrada de 10%.

 

“Conferir as condições junto com o profissional da contabilidade é um facilitador e evita muitas dores de cabeça. Eles precisam verificar se esses 10% de entrada, por exemplo, não vão interferir em alguma lacuna de outra dívida existente. Caso contrário, terão para os próximos meses novas consequências financeiras para sanar”, orienta o contador.

 

No entanto, os consumidores também podem negociar os débitos pelo aplicativo, site, telefone, e nos pontos de atendimento da Enel, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de cada unidade. Para o Feirão, a companhia disse que 12 lojas de atendimento vão funcionar no próximo sábado (22), das 8h às 12h, para oferecer mais horários para os devedores.

 

Os clientes também podem fazer o cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *