Artigo

Os desafios dos profissionais da contabilidade

Em uma data tão importante como a do dia do profissional da contabilidade, comemorado no dia 25 de abril, é importante ressaltar sobre toda a trajetória marcada por diferentes momentos até chegar no que representam atualmente. Diferentemente do passado, onde o contador era visto como arcaico e burocrata, hoje, mais do que reunir dados financeiros e tributários, o profissional pode desenvolver um trabalho integrado com o cliente. Em uma posição fundamentalmente estratégica, tem condições de integrar o time de gestão, dando suporte às decisões da empresa e identificando oportunidades.

 

Instituída em 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade, a classe possui quase 527 mil profissionais contábeis, entre contadores e técnicos em contabilidade, que crescem a cada ano. Em 2010, pela Lei n.º 12.245, o termo ‘contabilista’ passou a ser substituído por ‘profissional da contabilidade’, referindo a estes profissionais que se dedicam durante horas e semanas para entregar o melhor.

 

Desde empresários, donos de pequenas e grandes empresas, e pessoas físicas, todos precisam do contador para cumprir deveres legais frente ao Fisco, além de ser consultivo e indispensável no andamento de atividades centrais de qualquer negócio. Por isso, é impossível falar desses profissionais sem citar as palavras inovação, reinvenção e evolução.

 

Diante disso, é necessário que a sociedade se desapegue da imagem construída do contador tradicional, que se limita a cálculos, boletos, organização de folha de pagamento, entre outras tarefas obrigatórias e diárias e passe a entender e enxergar que, esses profissionais passam, atualmente, pelo desafio de entender a empresa como um todo e ajudar na gestão, oferecendo informações profundas e claras para a tomada de decisões.

 

Não só nesta data, mas todos os dias do ano devemos comemorar e respeitar todos estes profissionais que se destacam pelo zelo, ética e cuidado com o patrimônio, seja público ou privado, do seu cliente. É mostrar e lembrar que, não apenas os profissionais, mas a sociedade que o profissional da contabilidade consegue transformar números, muitas vezes complicados e de difícil compreensão, em informações de grande valor, além de ser um agente fomentador de um país mais justo e transparente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *