Saúde

27 de agosto, o Dia do Psicólogo

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil. Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas, crises, entre outras condições. Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia na instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

 

Nos últimos tempos, a cada dia que passa, a Psicologia ganha mais força e espaço na sociedade. Sua importância é reconhecida, principalmente, como papel fundamental na saúde das pessoas, o que reflete em qualidade de vida para toda a sociedade.

 

A Psicologia trata-se de uma ciência que teve grandes avanços para compreensão das inter-relações humanas, em diversos campos como clínico, social, educacional e trabalhista. As principais questões estudadas e aplicadas pela Psicologia estão relacionadas a personalidade, motivação, memória, inteligência, desenvolvimento, comportamento, entre outras. Ela é considerada como área social e humana.

 

Papel do psicólogo

A psicoterapeuta Jordana Ribeiro explica que a psicologia está em diversas áreas com as quais temos contato diariamente. Por isso, o papel do psicólogo é extremamente importante para todos nós. “O psicólogo utiliza da ciência e técnicas para conduzir a pessoa para chegar na sua melhor performance pessoal e profissional. No momento em que o cliente tem mais clareza no seu movimento de vida,  ele passa a ter mais assertividade na tomada de decisões, melhorando assim suas relações pessoais, financeiras e conjugais”, afirmou.

 

Embora a Psicologia esteja envolvida em diversas áreas do nosso dia a dia, Jordana diz que existem momentos específicos que são indicados para que as pessoas busquem atendimento psicológico. Obviamente, o ideal é buscar a psicoterapia como prevenção, mas se isso não for possível, a busca por um psicólogo deve acontecer quando, por exemplo:

 

        não estiver se sentindo bem emocionalmente,  com sentimento de angústia ou vazio

        estiver sofrendo com problemas de ansiedade, depressão ou pânico

        estiver passando por problemas em relações interpessoais

        não estiver tendo bom desempenho profissional

        tiver problemas com tomadas de decisão ou a carreira

        quiser desenvolver-se para ter melhor qualidade de vida

        precisar de orientações e ajuda com a vida pessoal ou profissional

        desejar autoconhecimento e autocompreensão

         

Áreas de atuação

Uma das áreas mais conhecidas da Psicologia é a clínica, que visa buscar soluções para questões emocionais e comportamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Porém, existem outras áreas onde o psicólogo costuma atuar.

 

        Psicologia Organizacional ou Empresarial: atua no auxílio psicológico aos colaboradores de uma empresa e aos gestores, com foco no desenvolvimento e no bem-estar de todos.

        Psicologia Esportiva: tem foco no preparo de atletas de alta performance, para melhor desempenhos em competições.

        Psicologia Hospitalar: voltada para a atuação psicológica no ambiente hospitalar, ou em unidades de saúde, clínicas particulares, entre outros. Pode oferecer suporte tanto a pacientes quanto a profissionais como médicos e enfermeiros.

        Psicologia Social: busca o atendimento a indivíduos considerados em situação de vulnerabilidade social, como idosos, mulheres vítimas de agressão, usuários de drogas, crianças em situação de risco.

        Psicologia Jurídica: atua na esfera jurídica, estudando os fenômenos relacionados a saúde mental e distúrbios que podem influenciar na infração de leis.

Neuropsicologia :

 

Ainda, existem outras áreas em que a Psicologia vem crescendo na atuação como na área do Marketing, Relações do Consumidor e trânsito por exemplo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *