Mulheres representam 45,9% do mercado
Dia das Mulheres celebrado em oito de março, nesta data sempre se fala do quão elas são lindas, sensíveis e doces. Mas atualmente, tendo em vista que o comportamento social mudou, que usemos esta data para falar de um lado delas que tem se destacado. Exaltar o lado empreendedor das mulheres é como escutá-las mais de perto. Mulheres guerreiras, independentes, focadas e profissionais exemplares representam 45,9% do mercado. Dados este, concedidos pelo Boletim do 1° quadrimestre de 2021 do Mapa de Empresas.
As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. A história da luta feminina é contínua e ainda se faz presente.
Dentre movimentos operários, greves e manifestações femininas, que em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra, protesto conhecido como ‘Pão e Paz’, que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921. Somente mais de 20 anos depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o 8 de março foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas. Dando continuidade nessa história, várias mulheres tomaram as rédeas de sua própria história e são referências no mercado de trabalho. Em Goiás, temos representantes em diversas áreas do mercado, que é um exemplo da força do empreendedorismo feminino, a Neusa Fátima de Aguiar, 63 anos, gerente financeira do Augustus Hotel desde 1993, hotel esse que é cliente da Soma Contabilidade.
Ela iniciou sua história em 1973 no mercado de trabalho e passou por diversas grandes empresas, sendo destaque por onde passou. Atualmente Neusa percebe que o mercado de trabalho está cada vez mais dedicado à mulher e elas seguem preenchendo cargos de chefia e donas dos próprios negócios. “Nós não somos o sexo frágil e sim fortes e resilientes, pois tenho certeza que as novas gerações de mulheres vão cada dia mais se impor perante o mercado”, afirmou.
O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países. É o momento de exaltar a relevância delas para os mais diversos mercados de trabalho e respeitar a igualdade entre gêneros. O mundo tem se transformado diariamente e as mulheres ganham destaque nesse novo cenário.
Hoje, elas passaram de apenas donas de casa a mulheres de negócios, a provedoras da família e chefes de empresas. Com uma capacidade inegável de inovar e comandar, mulheres ao redor do Brasil mostram-se prontas para abrir seu próprio negócio e contribuir ativamente com a economia do País e assim, construir seu legado sem estar na sombra de um homem. “Mulheres, ergam-se para o agora e lutem pelos espaços que são capazes de ocuparem. Juntas somos melhores”, finaliza FULANA, CARGO da EMPRESA.
5 filmes e séries inspiradores sobre empreendedorismo feminino
‘Self-made: A Vida e a História De Madam C.J. Walker’ mostra que para potencializar as chances de sucesso de um negócio, é preciso que ele resolva um problema real na vida das pessoas. E é justamente essa uma das principais lições do filme que está disponível na Netflix.
‘Joy: o nome do sucesso’ é mais uma cinebiografia que ajuda a reforçar a importância de ter ideias inovadoras, e acreditar nelas, ao começar um novo empreendimento.
‘Shark Tank’ busca tirar ideias de negócio do papel.
‘Coco Antes de Chanel’ conta a história da estilista que criou uma das maiores e mais respeitadas grifes do mundo desde a sua infância pobre até o sucesso. E por fim,
‘Girl Boss’, uma série de comédia da Netflix que mostra a história de Sophia Amoruso, empresária responsável pela criação da Nasty Gal, uma marca americana de roupas e acessórios para mulheres.