Economia

Empreendedorismo e pioneirismo em momentos de crise

O empreendedorismo sempre foi uma das soluções em momentos históricos de instabilidade mundial. E não é à toa. Se formos conferir, muitas foram às empresas que surgiram em tempos de crise. Em 2020, com a pandemia, tivemos mais um momento de dificuldade econômica que gerou muitos desempregos e fome. Como saída para novas possibilidades de renda, o empreendedorismo foi à alternativa escolhida por diversos brasileiros. E os números comprovam: em 2020, o Brasil teve o maior número de novos empreendedores de sua história, mais de 3,36 milhões empresas abertas.

 

Inovação foi a palavra de destaque desses últimos dois anos, e o educador físico Thiago Aguiar é prova disso. Se vendo atingido diretamente pelo fechamento das academias, ele se propôs a inovar em sua área. Pensando naquelas pessoas, que como ele, queriam manter sua rotina saudável de exercícios com segurança, Thiago buscou alternativas. A prioridade do professor era continuar trabalhando e contribuindo para o bem estar dos seus alunos. E com um investimento inicial de 40 mil reais ele criou a Kombox, a primeira academia itinerante por meio de uma Kombi.

 

Dois anos após der dado o pontapé inicial Thiago se juntou a empresária e bacharel em direito Luiza Araújo e inovou mais uma vez. Agora criaram a academia no trailer, a primeira que se tem notícias em Goiás, tornando-se assim a expansão do seu negócio com a marca Kombox.

 

A Kombox apresenta um conceito de academia móvel. Com uma Kombi e um trailer adaptados com equipamentos de academia como bicicletas, barras, halteres, cordas, entre outros, que oferece atendimento fitness itinerante. Pioneira em Goiânia a empresa chegou ao mercado em meio à crise pandêmica provocada pelo Coronavírus. O projeto idealizado e desenvolvido pelo personal trainner Thiago Aguiar, que há seis anos atua na área, atende até seis pessoas por hora/aula, exatamente para não gerar aglomeração assim como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Esse atendimento fitness que se locomove oferece às pessoas que querem se exercitar, mas estão com receio de voltar para as academias devido a nova variante ômicron e o surto de influenza, à possibilidade de malhar ao ar livre em praças, parques, ruas isoladas, no quintal de casa ou onde o aluno preferir. Nayara Poteane, uma das alunas da Kombox diz ter adorado a ideia de uma academia ao ar livre. “A Kombox é uma proposta super inovadora, a energia de malhar ao ar livre é maravilhosa, só treinando para sentir. Sem falar na comodidade de irem até você e a segurança que proporcionam”, conta a aluna.

 

Sair da zona de conforto

Thiago conta que o início desse projeto se deu por sentir a necessidade de se reinventar e por perceber o quão a situação atual demandava esse tipo de serviço. “O meu intuito foi sobreviver na pandemia e durante esse período eu percebi que as pessoas nas praças e parques gostavam de exercícios com peso. Foi quando tive a ideia de estruturar um carro e adapta-lo em uma academia móvel”, explica. Ele continua dizendo que o fato do carro ser uma Kombi atrai olhares, curiosidade e acredita que isso influenciou o sucesso do negócio. Ou seja, mais uma vez vemos exemplos de que reinvenção está no DNA do brasileiro.

 

Hoje Thiago avalia o empreendimento como um risco que deu certo. “No começo minha maior dificuldade de encarar essa nova jornada foi o medo de não dar certo e perder dinheiro. No início busquei apoio financeiro com uma sociedade/parceria, mas ninguém acreditou no meu projeto. Por isso comecei sozinho”, relembra.

 

Apesar dos custos e da burocracia da operação, o educador físico acreditou e enxergou na crise uma oportunidade. “Hoje sou feliz com a escolha que fiz. Colocar em prática para a equipe o que acredito, atender meus alunos, adquirir conhecimento ao longo da caminhada é o que faz tudo ter sentido”, diz.

 

No mundo do empreendedorismo, sempre há desafios, principalmente, no início de um negócio. Além disso, a situação econômica atual e os reflexos da pandemia resultaram em um cenário diferente do que se conhecia antes. Mas Thiago é um exemplo de sucesso em meio à crise. Neste mês de fevereiro ele abriu as portas da segunda unidade (academia no trailer) da Kombox. Com o apoio de Luiza Araújo de Almeida, que é empresária, bacharel em direito e agora sócia do profissional, e um investimento de 60 mil reais, a nova versão da academia móvel tem como apoio um trailer. O trailer servirá para atender os alunos, fazer avaliações físicas, guardar os equipamentos, banheiros.

 

 

O empresário analisa momentos difíceis como oportunidade e encoraja aqueles que ainda têm receio de mergulhar no empreendedorismo. “Eu sei que sair da posição de empregado para empregador pode parecer assustador, e de fato é. Mas sair da inércia profissional pode ser o passo que você precisa dar rumo ao sucesso. Sei que no Brasil há diversos impedimentos, mas quando se tem um sonho, nada pode te parar”. Thiago reforça seu objetivo de facilitar a execução da atividade física tendo como pilar a saúde, qualidade de vida e como consequência uma melhora no físico. Para informações: Instagram (@kombox.fit) ou WhatsApp (062) 98344-1488.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *