Contribuinte pode doar até 6% do Imposto de Renda 2022
A um mês do término do prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2022, algumas particularidades de como fazer já foram esclarecidas. Mas para aqueles que já preencheram e o programa apontou que você terá imposto a pagar neste ano, há possibilidades de transformar esse momento desagradável em um gesto de amor ao próximo.
Poucos sabem que é possível transformar parte desse imposto em uma doação para uma instituição beneficente. O contador e presidente do SESCON-Goiás, Edson Cândido Pinto, explica como.
É de conhecimento geral que o IR é um dos encargos que mais arrecada dinheiro ao longo do ano. Para muitos, o momento do pagamento é desagradável e injusto, já que a realidade do Brasil é um pouco controversa. Mas para amenizar a sensação de insatisfação com o pagamento, alternativas são disponibilizadas. Segundo Edson Cândido, os contribuintes podem destinar até 6% do IRPF para ajudar crianças, adolescentes e idosos, respeitando o limite de até 3% para cada fundo.
“Os fundos têm o objetivo de arrecadar recursos para a implementação de políticas de atendimento, defesa e promoção dessas pessoas. Recomendamos que você opte pelo fundo estadual ou municipal, por não estarem sujeitos ao teto de gastos. Além disso, os recursos são direcionados para ações mais próximas a você”, diz Edson Cândido.
O presidente ainda lembra que a ação não gera nenhum custo adicional ao imposto. “Do menor ao maior valor, a sua doação conta. Fale com um profissional da contabilidade e faça a sua contribuição”, complementa.
A conversão do imposto em doação só é possível caso o contribuinte tenha optado pelo modelo completo de tributação. “Ou seja, em vez de entregar o dinheiro direto na mão do governo, você vai ajudar quem realmente precisa é mudar a realidade de um pagamento às cegas para algo que você acredita que venha fazer a diferença. Porém, para que o dinheiro chegue ao destino final, é necessário que você informe a instituição que pretende ajudar que você fez uma doação no Imposto de Renda”, explica o presidente.
Como informar na declaração a conversão?
Se você não fez doações no ano passado, mas gostaria que parte do imposto que você terá que pagar neste ano seja redirecionado para ajudar instituições beneficentes, ainda dá tempo. Localize a ficha ‘Doações diretamente na declaração’ no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2022. Clique em ‘Novo’, escolha a aba desejada, em seguida, selecione o ‘tipo de fundo’, que pode ser nacional, estadual ou municipal. O campo ‘CNPJ’ será preenchido automaticamente quando você escolher o tipo de fundo.
Em seguida, preencha o valor desejado para doação. Note que no lado direito da ficha há o campo ‘Valor disponível para doação’ que considera o limite de 3% para doações à crianças e adolescentes e de 3% para o Conselho do Idoso. Repita o processo acima se for doar para fundos diferentes (de outras cidades ou Estados) ou para grupos diferentes (idosos ou crianças/adolescentes).
Na hora de enviar a declaração para a Receita Federal, você deverá emitir até três Darfs diferentes. Um Darf corresponde ao pagamento do Imposto de Renda propriamente dito. E os outros dois correspondem à doação para os fundos. Todos possuem vencimento em 29 de abril, data limite para entrega da declaração. Para imprimir o Darf do imposto, localize o menu ‘Imprimir’ do lado esquerdo da tela do programa e selecione a opção ‘Darf do IRPF’. Para imprimir os Darfs das doações, é no mesmo menu ‘Imprimir’.
O fato de a doação ao Estatuto da Criança e Adolescente ou ao Conselho do Idoso ter sido devidamente declarada no Imposto de Renda não garante que o pagamento da doação será feito às instituições beneficentes de maneira automática. Pesquise os projetos sociais nos sites da prefeitura, governo estadual ou federal. Escolha uma entidade cujo projeto lhe agrade e informe, por telefone ou e-mail, que você fez uma doação por meio do Imposto de Renda. Provavelmente terá que encaminhar o comprovante de pagamento.