Gastronomia

Para além da polpa e do efeito calmante: porque e como consumir o maracujá

Totalmente aproveitado na cozinha, desde a sua polpa, casca, até as folhas, o maracujá é excelente para ser inserido no preparo de sobremesas, sucos, chás, iogurtes e muito mais. Além da sua praticidade, seus benefícios também o tornam  uma ótima opção para incluir na rotina.

Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, a fruta é excelente para quem busca estratégias nutricionais voltadas para o emagrecimento e para pessoas que precisam reduzir ou restringir o consumo de carboidrato, como nos quadros de diabetes. “O maracujá possui baixa quantidade de calorias e carboidratos e sua casca é uma rica fonte de fibras, principalmente pectina, que ajuda na saciedade, no funcionamento do intestino e na regulação dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue”, conta.

Já as folhas são excelentes para o preparo de chás e possuem propriedades relaxantes e indutoras de sono. Por conta disso, são a principal fonte de Passiflora incarnata, composto fitoterápico associado à redução do estresse.

E os benefícios não param por aí. A fruta é uma rica fonte de vitamina C, que atua na imunidade, na formação de colágeno e possui função antioxidante. Também é fonte de magnésio, que ajuda no relaxamento muscular e na melhora da qualidade do sono.

Devido ao seu sabor, o maracujá promove adaptação ao paladar, estimulando o palato azedo, geralmente pouco estimulado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o fruto, Renata Guirau tem quatro dicas de receitas para incluí-lo, de um jeito fácil, no seu cardápio. Experimente!

Creme de maracujá
Ingredientes
1 pote de iogurte natural
Polpa de 1 maracujá médio
2 colheres de sopa de mel
1 envelope de gelatina sem sabor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *