(Diário do Turista) Férias no Araguaia: infectologistas dão dicas de como curtir a temporada com saúde e segurança
Unimed Goiânia está presente em mais uma temporada com ações de prevenção, orientação e atendimento aos turistas que estão aproveitando as férias do mês de julho
Foto: Pexels / Pixabay
A temporada de férias às margens do rio Araguaia é um dos eventos mais esperados do ano no estado de Goiás e, durante esse período, o nível das águas diminui, formando belas praias que atraem turistas de todo o país. O momento é de descanso e conexão com a natureza, onde as pessoas se reúnem para acampar, pescar, praticar esportes aquáticos e apreciar a biodiversidade do cerrado. Mas para que a temporada seja de diversão e não vire um grande problema, inclusive de saúde, é fundamental lembrar dos cuidados necessários.
Com o aumento do fluxo de turistas na região durante as férias de julho, especialistas da Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico alertam para cuidados essenciais com a saúde de adultos, crianças e idosos
Entre os principais pontos de atenção estão as doenças que podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, as picadas de insetos, os acidentes com animais peçonhentos e a desidratação. “A água do rio não deve ser ingerida nem usada para o preparo de alimentos, pois pode conter microrganismos que causam gastroenterites, parasitoses e outras infecções”, explica a médica infectologista e cooperada da Unimed Goiânia, Dra. Juliana Barreto. Ela também destaca o risco de afogamentos e acidentes em regiões de mata.
Para o também infectologista cooperado da Unimed Goiânia, Dr. Raimundo Nonato, a atenção com a hidratação deve ser redobrada. “A combinação de calor intenso, consumo de bebidas alcoólicas e atividades físicas pode levar à desidratação rápida, o que é especialmente perigoso para crianças e idosos. O ideal é consumir água potável ao longo do dia e evitar exposição prolongada ao sol sem proteção”, destaca.
As doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e leishmaniose, também merecem atenção. “Além do aedes aegypti, que pode estar presente mesmo fora da época de chuvas, é preciso lembrar dos mosquitos transmissores da leishmaniose e das picadas de pernilongos, conhecidos também como muriçocas, e borrachudos, que causam reações alérgicas, principalmente em crianças”, alerta a médica infectologista Dra. Marília Dalva Turchi, também cooperada da Unimed Goiânia. Ela reforça a importância do uso de roupas adequadas e reaplicação frequente de repelente, inclusive sobre o protetor solar.
Outros pontos destacados pelos especialistas incluem:
- Vacinação em dia: tétano, hepatite A e febre amarela estão entre as imunizações recomendadas.
- Doenças respiratórias: evitar aglomerações em barracas fechadas e manter boa ventilação nos ambientes.
- Acidentes com animais: contato com arraias, insetos como mosquitos, aranhas, escorpiões, além de cobras exigem atenção e, em muitos casos, atendimento imediato.
- Cuidados com alimentos: preferir alimentos frescos, bem higienizados e manter a refrigeração adequada.
Marcando presença em mais um ano de Araguaia
A Unimed Goiânia está presente em mais uma temporada de Araguaia com ações de conscientização e bem-estar promovidas pelo Instituto Unimed – braço socioambiental da cooperativa. Dentre as iniciativas, está a instalação de totens com protetor solar, distribuição de copos ecológicos, a fim de evitar o uso de copos descartáveis, além da distribuição de brindes. A cooperativa também disponibilizará ambulância durante a Caminhada Ecológica e contará com a participação de integrantes do seu grupo de corrida no evento.
“O Araguaia é um tesouro para todos nós. Curtir essa experiência de forma segura, com responsabilidade, é essencial para que as lembranças da temporada sejam apenas positivas”, reforça o presidente voluntário do Instituto Unimed, Dr. Frederico Xavier.