Saúde

Saiba por que a creatina, apesar de eficiente, não pode ser consumida por todos

O consumo de suplementos de creatina tem se popularizado amplamente, após indicações de influenciadores do meio fitness para adeptos de atividades físicas. Entretanto, o uso indiscriminado e sem orientação profissional pode trazer sérios riscos à saúde, conforme alertam a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e especialistas.

 

Entrevistado, o médico intensivista e nutrólogo, José Israel Sanchez, falou sobre a creatina, e lembrou que este composto, já naturalmente presente no corpo humano, é realmente associado a melhorias no desempenho físico e aumento da massa muscular. “Nas redes sociais, porém,  influenciadores frequentemente recomendam dosagens muito acima das aconselhadas  pelas diretrizes da Anvisa. Promessas não comprovadas cientificamente, como redução da ansiedade e tratamento da depressão, também são comumente divulgadas, gerando desinformação”, disse.

 

O especialista reforça que a suplementação de creatina pode, sim, ser benéfica para a prática esportiva, mas não é adequada para todos. “Há pessoas que não podem fazer a ingestão desse suplemento sem acompanhamento médico, são os diabéticos, pessoas com problemas renais, usuários de drogas e de anabolizantes, pois poderia agravar problemas existentes”, alertou. 

 

Além disso, José Israel ressaltou que o consumo excessivo feito por qualquer pessoa, mesmo sem problemas pré-existentes, também pode causar efeitos colaterais como dores abdominais, náuseas e diarreia. “Isso fez com que a Anvisa determinasse que produtos contendo creatina exibiam avisos sobre os riscos do consumo acima de três gramas por dia e a proibição do uso por crianças, gestantes, idosos e pessoas com enfermidades”, pontua. 

 

“Como estes suplementos são vendidos sem necessidade de prescrição médica, a responsabilidade recai sobre os consumidores, que devem buscar orientação profissional antes de iniciar a suplementação”, completa o médico.

 

O nutrólogo explica, ainda, que a creatina deve ser recomendada para atividades de alta intensidade e curta duração, como atletismo, futebol, handebol, basquete e musculação. “Já a ingestão da creatina pode ser feita em qualquer horário do dia, mas é mais eficiente quando acompanhada de carboidratos ou proteínas, como batata-doce, arroz, carne ou queijo vegetal, facilitando a absorção pelo cérebro e músculos”, esclarece, enfatizando que o uso do composto deve ser feito com cautela e sempre sob supervisão de um profissional de saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *