Musculação melhora a qualidade do envelhecimento, mas 52% dos brasileiros não praticam atividades físicas, mostra pesquisa
A Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada nesta segunda-feira (26), mostrou que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais.
O levantamento foi realizado em março deste ano em todos os estados e foram entrevistadas 2.021 pessoas com mais de 16 anos. No fim, fica clara a comprovação de que mais da metade da população não prioriza a saúde a longo prazo já que, como mostram outras pesquisas, a musculação, por exemplo, ajuda a retardar o envelhecimento.
Quem explica é o médico nutrólogo e intensivista José Israel Sanchez Robles. O especialista explica que a “prática regular de atividades físicas é considerada um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde”. “O corpo humano foi feito para estar em movimento e a prática regular de musculação tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde, incluindo a melhora da qualidade do envelhecimento. Isso ocorre porque a musculação ajuda a prevenir a perda de massa muscular, que é uma das principais características desta fase.”
O médico lembra, ainda, que com o envelhecimento o corpo tende a perder massa muscular, além de várias outras alterações, o que pode levar a uma diminuição da força e resistência física e até da imunidade, além de um aumento do risco de lesões e doenças. A musculação é uma maneira eficaz de combater essa perda de massa muscular, pois ajuda a construir e manter a massa muscular.
“A realização de atividade física também pode ajudar a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento, como osteoporose, diabetes e doenças cardíacas. Isso ocorre porque ela pode ajudar a controlar a glicemia, melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a densidade óssea”, reforçou José Israel.
O especialista ainda alerta que todos esses benefícios da musculação, começando pelo de melhorar a qualidade do envelhecimento, é a capacidade de melhorar a qualidade de vida. “A prática regular de musculação pode ajudar a aumentar a energia, melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, a ansiedade e aumentar a autoestima, pontos fundamentais para uma saúde melhor.”
“É importante lembrar, porém, que a musculação deve ser praticada de forma segura e adequada. A pessoa que não fez, ou não faz musculação ou atividades físicas há algum tempo, precisa procurar a orientação de um profissional qualificado, que possa criar um programa de treinamento personalizado, adaptado às suas necessidades e objetivos específicos”, pontua José Israel.