Saúde

Mother Assisted Cesarean: mãe retira o bebê do próprio útero

A goiana Thatyelle Franco de Andrade Bonfim, como muitas mulheres, sonhou  em ter o parto normal, no entanto, por razões médicas, teve de ser submetida a uma cesárea. Foi pensando nisso que a Cesárea Assistida pela mãe (Mother Assisted Cesarean) vem ganhando espaço no Brasil, procedimento que permite a intervenção da mãe de alguma forma, como puxando o bebê para fora do útero por ela mesma.

 

São vários os motivos pelos quais a cesárea é temida e indesejada por várias mulheres. O pós parto restritivo, o receio de não conseguir se conectar com o bebê de maneira precoce, através do contato pele a pele e amamentação.

 

A cesárea assistida tem o objetivo de devolver o protagonismo para a mãe atendendo o desejo de ser ela a primeira pessoa a receber seu bebê. Essa técnica consiste em permitir que a mãe, após devidamente paramentada, retire seu bebê de dentro da barriga e o leve diretamente para seu colo, sendo a primeira pessoa a recebê-lo, aninha – lo e tocá -lo.

 

“Quando a Antônia nasceu, ela veio direto para o meu peito, pele a pele desde o primeiro minuto. Foi o momento mais lindo da minha vida, com tudo registrado, as fotos falam por si, cercado por pessoas incríveis, por profissionais competentes, sensíveis e empáticos que conduziram todo aquele momento com serenidade e plenitude e, acima de tudo, com muito respeito. Afinal, eu era a protagonista ali naquele momento”, explica Thatyelle.

 

Segundo a obstetra, Dra. Mariana Costa Borges, essa técnica permite que a paciente se conecte de maneira precoce com seu bebê, visando uma experiência única no parto e no pós parto imediato, “Realizada de maneira adequada esse modelo de cesárea é segura e ainda garante  a humanização que hoje é de fato a maior preocupação para gestante”, afirma.

 

Por que registrar esse momento?

 

A fotografia de parto registra um dos momentos mais importantes: a chegada de uma vida ao mundo. Ainda que se espere 9 meses para o nascimento, e algumas horas de trabalho de parto, a chegada do bebê, propriamente dita, acontece em pouquíssimos segundos. Por isso, por mais que muitos pais ou acompanhantes acreditem que conseguem registrar esse momento, a emoção acaba sendo tão grande que não permite fotos que façam jus a toda essa magia.

 

Segundo Samara Christtiny, fotógrafa especializada em parto, os bastidores de parto em tempo real são tão necessários, “Ele ajuda a gestante a entender o que acontece durante todo o processo que antecede a chegada do seu bebê, apesar de cada parto ser único, os processos e procedimentos são os mesmos, e conhecer isso pode tranquilizar quando o grande dia chegar”, explica.

 

 

A fotografia de parto não registra apenas o momento exato que a criança é retirada. Ao contratar uma fotógrafa profissional ela terá o cuidado de registrar os momentos mais importantes antes e depois do parto. Assim, mais do que simplesmente ter fotos de como foi o parto, terá o registro fiel de todas as emoções e momentos únicos que foram vividos naquele dia.

“Um parto normal pode levar horas, uma cesárea pode atrasar. Então através dos bastidores podemos tranquilizar todos que aguardam o nascimento. Humanizar cada dia mais o processo, trazer para perto as famílias e transformar o nascimento em uma experiência familiar. A experiência do parto precisa e deve impactar toda a família”, continua Samara.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *