Empreendedorismo na estética promete crescimento em 2022
Diversos segmentos entraram em decadência nos últimos dois anos, mas na contramão da crise, o mercado da estética tem crescido cada vez mais. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) o ano de 2020 obteve no setor um crescimento de 5,8%. Essa tendência se confirma no primeiro quadrimestre com 5,7% de crescimento em 2021 e segue neste ano, em meio a tantas adversidades, sendo um dos mercados mais promissores do Brasil.
O Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de procura por tratamentos e procedimentos estéticos, atrás apenas dos Estados Unidos. Por ser uma área em constante crescimento é inevitável o surgimento de oportunidades. Para quem pretende empreender na área, saiba que está indo por um caminho promissor. Goiás segue a tendência mercadológica, prova disso é a empresária Ludmila Garcez, proprietária da clínica Ludmila Garcez Estética. Ela está a seis anos no ramo e diz que nunca houve um crescimento igual ao dos últimos dois anos.
Empreendedorismo é a palavra da vez no mundo dos negócios, e empreender não é tarefa fácil no País. Mas quando se trata de procedimentos estéticos, focados em saúde e bem-estar investir torna-se um movimento mais certeiro. Segundo Ludmilla Garcez sua escolha foi movida pela paixão de contribuir com a autoestima de seus clientes, mas o crescimento da área é atraente. “Fazer bem me faz bem, mas inegavelmente o mercado da estética tem me trazido experiências agregadoras no mundo empresarial”, revela a esteticista.
Atualmente os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a sua aparência e buscam tratamentos que potencialize os pontos fortes do seu corpo e corrija as imperfeições. Manter a pele bem cuidada e uma boa apresentação visual se tornou algo imprescindível, mas engana-se quem pensa que a preocupação é exclusividade das mulheres. “Atualmente os homens ocupam boa parcela do consumo de produtos estéticos”, revela Ludmilla. Fator que contribuiu para a consolidação da estética como essencial no dia a dia das pessoas.
A beleza e os cuidados pessoais contribuem para uma carreira bem sucedida e uma vida mais saudável e feliz. Assim, por sua vez, faz com que as clinicas estéticas ocupem um papel importante no cotidiano. Vânia de Paula, também empreendedora do ramo de estética, percebe mudanças na relação de seus clientes com a imagem. “Hoje enxergamos a imagem além da beleza, buscamos saúde e bem-estar por meio dos procedimentos estéticos. Ajudando a aumentar a autoestima e manter uma relação saudável com a sua aparência”, explica.
Movimentando bilhões, não é à toa que cada vez mais pessoas desejam empreender no setor da estética. Porém, para se ter sucesso, não é apenas abrir o negócio e pensar que vai chover clientes, é preciso preparo e encarar o mercado como um negócio, que além de profissionais excelentes tecnicamente, precisa também de uma administração eficiente, estratégia e marketing para atrair clientes para sua clínica. Vânia, que abriu sua clínica em meio a pandemia, dá dicas para quem está começando.
O seu negócio na prática
Estude o mercado: O primeiro passo antes de iniciar qualquer empreendimento é estudar e entender o mercado em que se deseja desenvolver uma atividade; Capacite-se profissionalmente: Atualmente calcula-se a existência de meio milhão de clínicas de estética somente no Brasil. E por se tratar de uma área com grande concorrência, é indispensável que o profissional de estética busque constantemente o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado.
Direcione seu negócio para um nicho específico: O campo da estética por si só oferece uma ampla gama de serviços. Focar em um campo especifico pode atrair uma quantidade significativa de clientes e se demonstrar uma ação rentável. Uma dica é oferecer serviços estéticos que não são costumeiros no mercado; Trate bem o cliente: Um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de um empreendimento e pode ser um farol na hora de atrair novos clientes.
Construa seu network: Todo empreendedor precisa ter uma rede de contatos. Fornecedores, investidores e novos clientes são ótimos para facilitar a vida nos negócios; Entregue mais do que o cliente espera: A última dica consiste em um dos grandes ensinamentos de Philip Kotler, pai do marketing moderno. Surpreenda seu cliente com o seu atendimento. Isso não significa fazer um serviço extra. Às vezes um detalhe, uma dica na consulta ou até mesmo uma orientação podem fazer uma diferença na forma como o seu cliente enxergará o seu serviço.