Terça, 16 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

Teresina, PI

Anúncio
Artigo ARTIGO

5 maneiras de obter um Green Card nos Estados Unidos

Escrito por: Mara Pessoni é advogada especializada em Imigração e Comércio Exterior, com uma vasta experiência de atuação há mais de 10 anos na área de imigração, sendo responsável por fundar e administrar o Witer, Pessoni & Moore An International Law Corporation.

22/12/2023 às 13h34
Por: Redação Fonte: Mara Pessoni
Compartilhe:
5 maneiras de obter um Green Card nos Estados Unidos

Um Green Card, oficialmente conhecido como cartão de residente permanente, representa um status de imigração que permite a um indivíduo viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos. É também um precursor da cidadania dos EUA através da naturalização.

 

Os Estados Unidos da América são um destino popular para os imigrantes de todo o mundo. A lei de imigração dos EUA oferece uma variedade de maneiras de migrar.

 

E é possível migrar legalmente para os Estados Unidos. Veja os caminhos mais comuns para se obter um green card e poder viver o sonho americano integralmente.

 

1 – Imigração familiar

 

A imigração através da família continua sendo o caminho mais importante para obter um green card. É claro que ter um parente próximo que seja cidadão dos EUA ou residente permanente é um pré-requisito para este caminho para o estatuto de residente permanente.

 

Apenas tipos específicos de relacionamentos são elegíveis para imigração de base familiar. Eles são:

 

Parentes imediatos: cônjuge, pais e filhos solteiros (menores de 21 anos) de cidadãos dos EUA

Primeira preferência: filhos e filhas adultos solteiros (com mais de 21 anos) de cidadãos dos EUA

Segunda preferência (2A): Cônjuges de titulares de green card, filhos solteiros (menores de 21 anos) de residentes permanentes

Segunda preferência (2B): Filhos e filhas solteiros (com 21 anos ou mais) de residentes permanentes

Terceira Preferência: Filhos e filhas casados (qualquer idade) de cidadãos dos EUA

Quarta Preferência: Irmãos e irmãs de cidadãos americanos adultos

 

Há também um caminho para noivos e cidadãos norte-americanos entrarem nos Estados Unidos para fins de casamento e ajuste de status para residentes permanentes. A imigração baseada na família pode ser uma das maneiras mais rápidas de obter um green card. Além de documentar o relacionamento qualificado, existem vários requisitos para estabelecer a elegibilidade.

 

2 – Oportunidades baseadas em emprego para residência permanente

 

Há uma variedade de categorias de vistos de não imigrante e de imigrante relacionadas ao emprego. Os vistos de trabalho para não imigrantes são temporários. Eles não fornecem um caminho de elegibilidade para o status de green card. No entanto, podem ser um excelente trampolim para outras oportunidades que oferecem estatuto permanente. Os vistos de imigrante oferecem status de imigrante permanente nos Estados Unidos na forma de green card.

 

Existem cinco categorias principais de vistos de imigrante baseados em emprego:

 

EB-1: Trabalhadores Prioritários

EB-2: Profissionais com Formação Avançada ou Habilidade Excepcional

EB-3: Trabalhadores qualificados, profissionais e trabalhadores não-qualificados

EB-4: Imigrantes Especiais

EB-5: Investidores

 

Geralmente é preciso um empregador dos EUA para solicitar residência permanente. Essa organização patrocina o trabalhador durante o processo e, geralmente, paga as taxas. No entanto, para indivíduos com capacidades extraordinárias ou investimentos financeiros significativos, existem algumas oportunidades de autopatrocínio.

 

 3 – Status de refugiado/asilado

 

Os refugiados e asilados procuram imigrar porque sofreram ou temem sofrer perseguições nos seus países de origem. A distinção entre refugiado e asilado baseia-se em grande parte no local onde se candidatam. Cidadãos estrangeiros que estão fora dos Estados Unidos solicitam o status de refugiado. Por outro lado, as pessoas que já chegaram à fronteira ou ao interior dos Estados Unidos (por entrada legal ou ilegal) podem solicitar o estatuto de asilo.

 

Um refugiado ou requerente de asilo deve demonstrar perseguição com base num dos cinco motivos protegidos: corrida, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social e opinião política.

 

Exemplos de situações que podem ser qualificadas como perseguição incluem: dissidentes políticos presos e torturados ou supostos indesejáveis; disparou contra manifestantes; cometeu genocídio contra uma determinada raça; ou garantiu que os membros de uma determinada religião fossem deixados de fora do processo político. Estas situações geralmente qualificarão para o estatuto de asilado ou refugiado se o requerente puder provar perseguição passada ou provável perseguição futura. A procura de melhores oportunidades econômicas não é motivo para um pedido de asilo/refugiado.

 

Indivíduos com concessão de status de refugiado ou asilo geralmente podem viver e trabalhar nos Estados Unidos. Após um ano de residência, eles normalmente podem solicitar um green card se continuarem a atender à definição de asilado ou refugiado.

 

4 – Vítimas de crime podem qualificar-se para vistos

 

Certas vítimas de crime, vítimas de tráfico humano e familiares derivados podem ser elegíveis para obter um green card através da lei dos EUA. Os vistos U e o status T de não imigrante podem ser disponibilizados para vítimas qualificadas que auxiliam no processo.

 

Para ser elegível para estes tipos de vistos, o indivíduo geralmente deve ter sofrido um abuso físico ou mental substancial como resultado de ter sido vítima. O indivíduo também deve ajudar os encarregados da aplicação da lei no processo desse crime.

 

Esta não é uma forma desejável de obter um green card, mas proporciona alguma sensação de segurança aos estrangeiros vitimados enquanto estavam nos Estados Unidos. Se você acredita que pode se qualificar, entre em contato com um advogado de imigração para descrever sua situação.

 

5- Caminho do Programa de Visto de Diversidade para Residência Permanente nos EUA

 

Para indivíduos que não são elegíveis através de um dos caminhos descritos anteriormente, a forma mais comum de migrar é através do Programa de Vistos de Diversidade. Este programa é comumente chamado de loteria do green card. O Departamento de Estado dos EUA emite vistos de diversidade para cidadãos de países selecionados com um baixo número de imigrantes no país nos últimos cinco anos. O Congresso disponibiliza 55 mil vistos de diversidade a cada ano. No entanto, a procura ainda é maior que a oferta. Assim, existe um processo de loteria para selecionar os “vencedores”.

 

Não há custo para participar do sorteio deste programa. Se você for solicitado a pagar uma taxa, certifique-se de estar no site oficial (dvprogram.state.gov). Existem muitos sites não afiliados que afirmam se inscrever para você e aumentar suas chances. No entanto, nenhum terceiro pode aumentar suas chances de ser selecionado. Este tipo de visto, entretanto, não está disponível para brasileiros.

 

Esta não é uma lista completa de caminhos de elegibilidade para residência permanente. É um resumo das formas mais comuns de obter um green card. Se você está procurando uma maneira de obter um green card, mas não consegue determinar sua elegibilidade, fale com um advogado de imigração. Um advogado pode avaliar sua situação e ajudá-lo a desenvolver uma estratégia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teresina, PI Atualizado às 08h12 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 36°C 18°C
Qui 37°C 21°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 38°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias