Gastronomia

Receitas juninas, ainda dá tempo

Última semana de junho e a sensação de despedida das festas juninas começam a transparecer, mas não é motivo para tristeza amigos. Aos apaixonados pelas comidas típicas e as músicas animadas da data, saiba que ainda é possível programar sua própria festa. Lorena Dornela, Gerente de Marketing da rede Super Barão, aconselha que você se jogue nas decorações, comes e bebes, quadrilha, fogueira, jogos divertidos e as roupas tradicionais. É um momento oportuno, também, para reunir os amigos e a família, seja em um sítio, salão ou até mesmo em casa para festejar.

 

Para você que vai ser o anfitrião de alguma festa junina nessa reta final de junho ou, simplesmente, vai ajudar alguém a organizar uma festança para lá de boa, não deixe de conferir alguns passos fundamentais para fazer dessa celebração um verdadeiro sucesso. Após escolher o local, data e horário a primeira decisão a ser tomada são os convidados. Que sejam amigos e familiares queridos e animados para fazer da sua festa inesquecível e divertida. Porque as pessoas são a alma de qualquer lugar.

 

Pensar no cardápio talvez seja a parte mais importante de uma festa junina e acompanhe as receitas que o Super Barão indicará. Uma das partes mais gostosas da comemoração é saborear os pratos típicos. O cardápio deve conter quitutes preparados à base de ingredientes como milho, amendoim, coco e mandioca. Bolo de fubá, curau, arroz doce, canjica, pé de moleque, maçã do amor, cocada, creme de milho, cachorro-quente, pamonha, quentão, vinho quente, chocolate quente, entre outras delícias, são ótimas opções para servir para os seus convidados.

 

Para montar uma festa junina perfeita, você precisa planejar a decoração. O chapéu de palha pode virar bandeja na mesa junina e flores coloridas compõem lindos arranjos que lembram a atmosfera caipira. Use a criatividade para surpreender os seus convidados com cada detalhe. Além das clássicas bandeirinhas coloridas, lembre-se de caprichar na escolha do centro de mesa, pois esse item serve de lembrancinha para os convidados. Uma fogueira artificial, feita com pedaços de madeira, papel celofane e lâmpada, também tem tudo a ver com a ocasião.

 

As brincadeiras juninas são divertidas, exigem poucos recursos financeiros e deixam os convidados mais empolgados. Veja algumas opções: Pescaria, argolas, barraca do beijo, boca do palhaço, plaquinhas divertidas, bola na lata, rabo do burro, bingo, corrida no saco e correio elegante. Além de tudo isso, a festa junina também merece uma trilha sonora especial. Prepare uma playlist com clássicos do São João. Inclui músicas de Luiz Gonzaga, Gal Costa, Alceu Valença, Dominguinhos, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Mastruz Com Leite e Gilberto Gil.

 

E por falar em música, não se esqueçam da quadrilha, uma dança típica que não pode faltar na festa junina. Uma pessoa assume o papel de orador para falar frases divertidas e determinar assim a coreografia dos pares. A história, que move os passos da quadrilha, tem cumprimentos, balancê, passeio pela roça, túnel, coroação, casamento e despedida. Algumas propostas são tão criativas que chegam a misturar estilos musicais. Ah, e todos os convidados devem estar vestindo roupas de festa junina.

 

Opções de receitas juninas

 

Queijadinha cremosa

Ingredientes: 2 gemas, 80 g de coco ralado, 60 ml de leite, 1 lata de leite condensado, 100 g de parmesão ralado bem fininho.

Modo de preparo: Misture bem os ingredientes. Distribua em forminhas descartáveis para queijadinha apoiadas em moldes de metal (ou em forminhas untadas). Acomode em assadeira com água quente (banho-maria). Asse em forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 30 minutos ou até dourarem. Sirva frias.

 

Curau de Milho

Ingredientes:  3 latas de milho verde (sem água), 1 litro de leite de coco, 1 xícara (chá) de açúcar (aconselho ir dosando, pois vai muito do gosto de cada um), 1/2 colher (chá) de sal, 5 colheres (sopa) de amido de milho, 400 g de coco ralado, canela em pó a gosto.

 

Modo de preparo: No liquidificador bata 500 ml de leite de coco e os milhos até todos os grãos estejam bem batidos. Em seguida coe, dispense a polpa, devolva ao liquidificador (já lavado) e inclua os outros ingredientes, inclusive os outros 500 ml de leite de coco. Após bater, coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo, deixando cozinhar em fogo médio e mexendo continuamente durante 30 minutos. Após esse tempo estará pronto e você poderá colocar o curau na travessa e levar à geladeira. Sirva gelado ou quente, bom apetite!

 

Pé de Moleque

Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado, 1 lata de leite condensado (lata ou caixinha) 395g.

 

 

Modo de preparo: Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *