Alimentação saudável é aliada no combate ao câncer de próstata
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, e, desde 2011, a campanha Novembro Azul alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Especialistas afirmam que a alimentação está diretamente relacionada com os cuidados para a prevenção e recomendam como medidas eficazes no combate à doença a adoção de hábitos saudáveis, como alimentar-se de forma adequada, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, não fumar e evitar bebidas alcoólicas.
A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que alimentos com potencial anti-inflamatório e antioxidante são fundamentais para reduzir o risco de desenvolver a doença, uma vez que alimentos inflamatórios, os industrializados e embutidos e as gorduras, sobrecarregam o organismo e agravam o desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer.
Alimentos vermelhos, como tomate e melancia, fontes de licopeno, o salmão e a sardinha, que têm ômega-3, e o açafrão da terra, são alimentos indicados por Renata para compor a dieta por terem potente ação anti-inflamatória e antioxidante. Estudo publicado em 2019 mostra que o consumo frequente de tomates e peixes ricos em ômega-3 está associado à redução no risco de desenvolvimento de tumores na próstata.
Uma pesquisa recente revela que a resistência à insulina pode aumentar o risco do surgimento de tumores na próstata. “Considerando essa informação, é importante cuidarmos do tipo e da quantidade de carboidratos ingeridos, quando o foco é a prevenção”, diz Renata.
“Alimentos amarelo-alaranjados em geral, como abóbora, cenoura, manga, são ótimos para serem incluídos na rotina por serem fontes de betacaroteno, além dos vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre, couve, que têm ácido fólico. Alho e cebola possuem os ácidos sulfurados e também estão relacionados à prevenção”, orienta a nutricionista. A uva também é uma fruta que ajuda na prevenção do câncer.
Por outro lado, carnes processadas, como salsicha, frios e embutidos em geral, biscoitos recheados, gelatinas, pães industrializados, bebidas alcoólicas e açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais, devem ser evitados. “Todo alimento ultraprocessado deve ser consumido de forma muito esporádica, pois possuem componentes que aumentam o risco de diversas doenças, incluindo o câncer”, explica Renata.
Uma dica importante dada pela nutricionista é ler a lista de ingredientes nos rótulos dos produtos e lembrar que quanto menos ingredientes utilizados na elaboração, melhor.
Para enriquecer o cardápio com alimentos essenciais para uma dieta saudável, Renata ensina cinco receitas simples.
Sopa de creme de brócolis
1 brócolis ninja picado
1 unidade de couve-flor picada
1 xícara de chá de batata ralada
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de cebola picada
3 xícaras de chá de leite desnatado
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo para cozinhar por 30 minutos ou até que os legumes estejam macios. Transfira os legumes e o caldo para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo. Volte o creme para a panela, ajuste o sal e sirva em seguida. Se desejar, sirva com parmesão ralado ou torradas.
Carré de cordeiro com açafrão
2 carrés de cordeiro
50ml de creme de leite
1 colher de café de açafrão ralado
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo: Doure o carré em uma frigideira pré-aquecida, dos dois lados. Enquanto isso, misture o creme de leite, o açafrão, a manteiga, a pimenta e acerte o sal. Acrescente o molho na finalização da cocção do carré, regando a peça por alguns minutos antes de desligar o fogo e sirva em seguida.
Suco de maçã com melancia e gengibre
1 maçã com casca
2 xícaras de melancia picada
Suco de 1 limão
1 colher de chá de gengibre ralado
200mL de água
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e consuma gelado.
Drinque sem álcool com uva
1/2 xícara de morangos picados
1/2 xícara de uva algodão-doce
50ml de suco de laranja
3 folhas de hortelã
250ml de água com gás bem gelada
Modo de preparo: Em uma coqueteleira, adicione o morango, o suco de laranja e as folhas de hortelã. Amasse grosseiramente. Acrescente a água com gás e as uvas cortadas ao meio e sirva em seguida. Se desejar, pode acrescentar gelo
Doce de abóbora
1 xícara de chá de abóbora madura ralada
1 xícara de chá de coco seco ralado
4 colheres de sopa de melado
1 colher de chá de cravos-da-índia
1 colher de sopa de canela em pó
50ml de água
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Cozinhe mexendo bem, até que forme consistência de doce em pedaços firmes. Se precisar, acrescente pequenas quantidades de água ao longo do processo para ajudar no cozimento.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.