Gastronomia

(Aguçando Paladar) Procura por vinhos e espumantes dispara no fim do ano e viram a principal opção de presentes em confraternizações

Tendência de personalização reforça o vinho como presente afetivo e procura cresce de 60% a 80%, segundo sommelier

Com a chegada de dezembro, o ritual de presentear e celebrar com vinhos e espumantes ganha força entre consumidores, empresas e estabelecimentos gastronômicos. Segundo o sommelier José Filho, da Decanter Goiânia, o período costuma registrar um aumento significativo nas vendas, que variam entre 60% e 80%, podendo, em alguns anos, até dobrar.

O crescimento, segundo ele, é impulsionado por diferentes fatores: confraternizações, encontros familiares, Amigo Secreto, presentes corporativos e celebrações de Natal e Réveillon. “O vinho carrega afeto, história e elegância. Ele combina com esse momento do ano, em que as pessoas querem oferecer algo que tenha significado”, explica.

Além do consumidor final, José Filho observa que restaurantes, hotéis e resorts reforçam os estoques para receber a alta demanda de hóspedes e clientes durante o período festivo. Outro comportamento que tem se destacado é a preferência por kits personalizados, que transformam o ato de presentear em algo mais íntimo e cuidadoso.

Para o sommelier, o aumento expressivo não é apenas um movimento comercial, mas um reflexo cultural. “As pessoas têm celebrado mais ao redor do vinho, seja em casa, em viagens ou em confraternizações. O fim do ano cria esse ambiente propício para partilhar rótulos e boas histórias”, destaca.

Deixe um comentário