Gastronomia

(Aguçando Paladar) Fim de ano impulsiona consumo de vinhos e espumantes em Goiânia, com crescimento de até 80% nas vendas

Lojas seguem média de crescimento nacional e apostam em promoções especiais para atrair clientes

O fim de ano tem provocado um forte aquecimento no consumo de vinhos e espumantes em Goiânia, acompanhando uma tendência nacional de celebrações, confraternizações e encontros sociais. Localizada na Avenida 85 no setor Marista, a Decanter Goiânia, tem registrado um grande  movimento nesta reta final de ano com números de crescimento entre 60% e 80% nas vendas, podendo até dobrar em anos de maior demanda.

Para o sommelier José Filho, responsável pela unidade, o período concentra tanto o consumo nas festas quanto a escolha do vinho como presente. “O fim do ano é o momento em que as pessoas mais se reúnem. O vinho e o espumante entram como protagonistas dessas celebrações, seja nas mesas de Natal e Réveillon, seja como presente em amigo secreto ou confraternizações corporativas”, explica.

Para atender esse comportamento, a empresa adotou neste período ações pontuais, como a política de ‘pague 2 e leve 3’ em rótulos selecionados de espumantes nacionais e importados, estratégia que acompanha a alta procura por bebidas associadas ao clima festivo e às comemorações de encerramento de ciclo. “É uma forma de estimular a experimentação e facilitar a compra para quem vai receber amigos ou presentear mais de uma pessoa”, afirma o sommelier.

O cenário local também reflete um movimento mais amplo do mercado brasileiro. Dados do setor indicam que o consumo de vinhos e espumantes no país cresce de forma consistente na última década, entre 2014 e 2024, o volume de vinhos e espumantes vendidos aumentou cerca de 41% no país, com brasileiros consumindo mais e em maior diversidade de rótulos.  com picos concentrados no fim do ano, impulsionados por festas, turismo, eventos corporativos e pelo hábito cada vez mais presente de celebrar com vinho.

Além do consumidor final, restaurantes, hotéis e resorts também ampliam seus estoques neste período, reforçando a presença de espumantes e vinhos mais frescos nas cartas. Para José Filho, esse comportamento confirma uma mudança cultural. “O vinho deixou de ser algo apenas ocasional e passou a fazer parte dos momentos de celebração e convivência do brasileiro”, conclui.

@decantergoiania

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