BrasilDestaques

Thiago Fragoso denuncia falta de oportunidades para ‘homens heterossexuais e brancos’ na indústria audiovisual

Ator não faz parte do elenco regular da Globo há 12 meses

Em uma entrevista à “Folha de São Paulo“, publicada na última quinta-feira (5), o ator Thiago Fragoso, de 42 anos, mencionou que o mercado audiovisual brasileiro está enfrentando limitações em relação ao padrão de “homem hétero e branco”. Ele destacou que essa transformação na indústria tem impactado diretamente as oportunidades para atores com esse perfil.

“Em cada novela ou série, eu tenho a chance de fazer um personagem. Ou sou eu, ou o Jonas Bloch, ou o Herson Capri, ou o namorado da Larissa Manoela, que também é loiro de olhos azuis. Entrou um não pode mais ter homem hétero, branco”, disse Fragoso. Ele também destacou que essas mudanças estão ligadas a um questionamento do status quo, com mais espaço sendo dado a outros perfis de atores. “Eu tenho uma chance por novela”.

Conhecido por interpretar o personagem Niko em “Amor À Vida” (2014) — papel que ficou marcado pelo primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo — Thiago ressaltou a importância desse momento para a dramaturgia brasileira e para a comunidade LGBTQIA+. Apesar disso, ele está fora do elenco fixo da Globo há um ano e atualmente está atuando na peça “Dois De Nós”, ao lado de Antônio Fagundes, Alexandra Martins e Christiane Torloni, no Tuca, em São Paulo.

O ator também abordou os desafios que surgiram após sua saída da emissora. “Não tinha que me preocupar com plano de saúde, com nada, só em fazer o meu trabalho”, comentou. Fragoso explicou que o mercado está com poucos investimentos e que as oportunidades de trabalho diminuíram em 2023. “A gente precisa estar na batalha todos os dias”.

Além disso, ele refletiu sobre a atual tendência de escalar atores com base no número de seguidores nas redes sociais, o que, segundo ele, tem se tornado uma prática comum no setor. “Quanto menos você aparece, mais o personagem aparece. Isso para mim sempre foi um norte, mas vivemos uma época em que tem gente escalando pela internet, de acordo com o número de seguidores”, concluiu o ator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *