Cidades

Saiba quais os próximos concursos públicos e aprenda a se preparar

 

1- ANTECIPE-SE: Antecipar-se nos estudos é dar início à preparação antes mesmo da abertura de um concurso. A preparação exigirá tempo do candidato e, deste modo, quem antecipa os estudos levará vantagens sobre os demais candidatos. Vale ressaltar que mesmo sem o edital em mãos, é possível dar início aos estudos com base em análises de concursos anteriores, visando conhecer as matérias que são cobradas de acordo com a vaga desejada.

 

2- LEIA O EDITAL: Com o lançamento do edital, é importante tirar um tempo para lê-lo com atenção, a fim de conhecer todas as regras e saber o que é cobrado para a prova. O edital é o documento mais importante para se tirar possíveis dúvidas sobre o concurso.

 

3- EXTRAIA AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS: Por meio da leitura do edital, separe todas as informações essenciais para a vaga em que pretende realizar o concurso. Dados como data da prova, datas para divulgações de informações, disciplinas cobradas e requisitos necessários para assumir o cargo são importantes e devem ser extraídas do edital para um local de fácil consulta. Deste modo, com o resumo específico do edital, ficará mais fácil em focar nas informações que realmente lhe interessam.

 

4- PROGRAME-SE: Antes de iniciar os estudos, é importante realizar uma programação e montar uma grade de estudos. Definir horários e locais para os estudos é extremamente importante nesta fase, pois um mau planejamento pode se tornar motivo para de desânimo.

 

5- FUJA DA AUTO-SABOTAGEM: Após ter realizado o planejamento, é hora de iniciar os estudos. Porém, a auto-sabotagem pode surgir como um dos grandes males para quem deseja estudar para concursos. Postergar o estudo em troca de lazer ou manter por perto focos que tiram atenção e prometer a si mesmo estudar o dobro no dia seguinte são erros fatais para a perda de ritmo nos estudos.

 

6- COMECE PELO MAIS DIFÍCIL: Começar pelas matérias mais difíceis e menos familiares é a melhor forma de forçar o aprendizado. Isto ocorre porque ao iniciarmos os estudos, estamos com a mente descansada e temos maior concentração. Sendo assim, é recomendável deixar por último as matérias que exigem menor esforço mental, por serem familiares ao estudante.

 

7– BUSQUE APOIO: Buscar o apoio de um profissional que dê aulas particulares também pode ser uma estratégia válida, porém não obrigatória. A internet também pode servir como suporte para tirar dúvidas e assistir aulas online.

 

8- FAÇA PROVAS E SIMULADOS: Realizar provas antigas e simulados são atitudes praticamente obrigatórias para quem pretende ter um bom desempenho em concursos públicos. Além de conhecer o estilo de prova de cada banca, ainda é possível trabalhar a questão do tempo para a resolução das questões, bem como conhecer as dificuldades de cada disciplina.

 

9 – TRABALHE NAS DIFICULDADES: Após certo tempo de estudo e prática por meio de simulados, é hora de analisar as dificuldades. Neste ponto, torna-se mais fácil obter uma análise dos pontos que devem ser trabalhados. Sendo assim, recomenda-se revisar toda matéria para sanar as dúvidas que lhe impedem de prosseguir nos estudoos.

 

10- REVISE: Por mais que se domine determinado assunto, a revisão pode ser a solução para possíveis brancos que possam surgir durante a prova.

 

“Pode-se concluir que não existe uma fórmula mágica para disciplina e motivação nos estudos. Organização do tempo e do material são as bases para quem busca aproveitamento nos estudos e bons resultados em provas de concursos”, finaliza Agnaldo.

 

Novo Código de Ética: o que muda para os servidores públicos de Goiás?

Novo Código de Ética para Servidores Públicos Estadual, por meio do decreto Nº 9.837, de 23 de março de 2021, além da base jurídica, o projeto teve consulta pública para definir valores e regras a serem seguidas. O atual governo de Goiás, com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), elaborou o Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual.

 

O advogado especialista em direito dos concursos e servidores públicos, Agnaldo Bastos explica que agora, os servidores públicos estaduais, além de outras regras, devem atuar conforme esse novo decreto do governo estadual. Inclusive, poderão resultar em censura ética ou recomendação sobre a conduta adequada que o servidor deve respeitar, mas sem prejuízo da apuração do fato em outras instâncias. Ou seja, dependendo da apuração da Câmara de Compliance, os fatos podem ser reportados à autoridade competente para apurar ações ilícitas.

 

Assim, o servidor também poderá responder investigação em sindicância, processo administrativo disciplinar, ação por improbidade administrativa e, até mesmo, processo criminal.“Por fim, esse novo Código de Ética não impede a criação e a existência de códigos de ética específicos, desde que eles não contrariem as regras do atual regulamento”, finaliza Dr. Agnaldo.

 

Informação sobre os concursos acesse (https://concursosnobrasil.com/concursos/go/ )


Saiba quais são os próximos concursos do estado de Goiás:

 

Órgão

Vagas

Bombeiros

612

Câmara de Goianésia

55

CRP 9ª Região

105

IBGE

6.765

IDTECH

8

IGH

Várias

Prefeitura de Goianésia

1.423

Prefeitura de Guapó

64

Prefeitura de Petrolina de Goiás

52

Prefeitura de Valparaíso de Goiás

1.562

SEDUC GO

5.050

Senado Federal

1.014

TCE GO

35

UEG

159

Concurso INSS – (previsto)

1.000

Concurso Receita Federal previsto

699

Correios – (previsto)

Várias

Bombeiros GO – (previsto)

Várias

Câmara de Goiânia – (previsto)

Várias

CNEN – (previsto)

798

CRBio 04 – (previsto)

Várias

CREFITO 11 – (previsto)

Várias

CRN 1 – (previsto)

5

DNIT – (previsto)

397

IBGE – (previsto)

2.503

PC GO – (previsto)

550

PC GO – (previsto)

Várias

Prefeitura de Goiânia – (previsto)

303

STN – (previsto)

Várias

TRE GO – (previsto)

Várias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *