Cidades

Networking e aprendizado sobre Recuperação Judicial e Reforma tributária

Com o objetivo de estabelecer relacionamentos significativos, promovendo encontros e eventos que ofereçam oportunidades de networking e aprendizado, no dia 22 de maio, acontece o Legacy & Leadership, uma parceria entre KBL Contabilidade, que é focada soluções nas áreas de contabilidade empresarial e assessoria jurídica tributária e a FOX Partners, empresa especializada em Sucessão Familiar e profissionalização de empresas, das 11h às 14h, no Grand Cru. Na ocasião, serão ministradas palestras com temáticas “O que fazer para não entrar em Recuperação Judicial?”, por Evandro Bertoncin e Francisco Testa e “Reforma tributária”, por Ivan Lima.

O evento para convidados é direcionado a proprietários, sucessores e gestores, o grupo visa ser uma plataforma de discussão e networking para líderes comprometidos com a inovação e a sustentabilidade das organizações.

Recuperação Judicial

A recuperação judicial é a última chance das empresas evitarem a falência. Para manter sua função social de estímulo ao trabalho e à atividade econômica, o governo implementou uma medida jurídica (Lei 11.101, de 2005), para ajudar as empresas que estão com a corda no pescoço.

O volume de empresas em recuperação judicial deu um grande salto no terceiro trimestre de 2023. Segundo informações do Serasa Experian, 40% de todos os pedidos registrados ao longo do ano foram realizados entre os meses de julho e setembro, totalizando 3.873.

São muitas as situações vividas pelos empreendedores que podem levar os negócios à situação falimentar, sendo a recuperação judicial a última e única forma de salvar parte do patrimônio. Entre elas, pode-se citar falta de planejamento estratégico, não investimento em capacitações, ausência de conhecimento específico relativo ao ramo no qual se vai investir, inadimplência, inexistência de investimento em inovação, não acompanhamento do nível de satisfação dos clientes, uso de crédito fácil, pouco controle interno, entre outras circunstâncias.

Reforma tributária

Em dezembro de 2023, a Emenda Constitucional Nº 132, aprovou a reforma do sistema tributário brasileiro que modificará substancialmente a forma como hoje se paga os tributos no Brasil. Agora em 2024, será tempo de aprovação de diversas leis ordinárias para detalhar a Reforma Tributária, fixando alíquotas, produtos da cesta básica que terá isenções entre outros temas.

A criação de um imposto sobre valor agregado (IVA) dual, com um IVA federal (CBS- Contribuicao sobre bens e serviços, unificando PIS/Cofins e IPI) e um IVA subnacional (IBS – Impostos sobre bens e serviços, unificando ICMS e ISS), além de um imposto seletivo (IS), de competência federal, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e meio ambiente. O IVA terá́ uma base ampla e será não cumulativo, calculado por fora e cobrado no destino. Dentro de cada localidade de consumo, o IVA terá uma alíquota única como regra geral (soma do IVA federal e IVA subnacional).

O novo IVA contará com três tipos de alíquotas: padrão, reduzida (60% da padrão) e zero. O valor da alíquota padrão do IVA não foi estabelecido na PEC. Será definido posteriormente via resolução do Senado Federal, nos termos de lei complementar. Os detalhes sobre o IS serão estabelecidos em lei complementar (que conterá, dentre outros pontos, a lista de itens sobre os quais o tributo incidirá).

Serviço:

Legacy & Leadership

Data: 22 de maio

Local: Grand Cru (R. 1136, 70 – Quadra 240, Lote 07 – St. Marista, Goiânia)

Horário: 11h às 14h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *