Sol, rio e beleza: como proteger os cabelos durante a Temporada Araguaia
Especialista alerta para os principais danos causados pelo excesso de sol e água do rio, e orienta sobre cuidados antes, durante e após a viagem
Durante a Temporada Araguaia, quando goianos e turistas se reúnem às margens do rio para dias de sol, calor e lazer, é comum que os cuidados com os cabelos fiquem em segundo plano. Mas os efeitos da exposição prolongada ao sol, da água do rio e do vento podem ser bastante agressivos para os fios. É o que explica Liliane Oliveira, hair stylist e empresária à frente do Studio Liss Beauty Hair, com mais de 20 anos de experiência no universo da beleza.
“Os danos mais comuns são a oxidação da cor, que desbota tons loiros, ruivos e coloridos, a quebra de proteínas da fibra capilar, especialmente a queratina, além do ressecamento, porosidade, frizz e pontas duplas”, detalha a profissional. Para evitar esses problemas, Liliane recomenda o uso de leave-ins ou cremes com proteção UV, produtos com filtro solar capilar e até mesmo o uso de chapéus ou bonés.

“Mesmo com chapéu, o filtro solar nos fios continua sendo essencial”, reforça.
Segundo a especialista, não podem faltar na nécessaire capilar alguns produtos-chave: um shampoo de alta nutrição, uma máscara de reposição hídrica, lipídica e sérum umectante, um leave-in com proteção solar e um sérum antioxidante para combater os radicais livres, que provocam microfissuras e fragilizam a estrutura capilar.
Os cuidados devem ser redobrados por quem tem cabelos coloridos ou com química. “Esses fios têm a cutícula mais sensibilizada, então precisam de uma reposição de nutrientes mais intensa e proteção constante”, alerta Liliane. Já os cabelos naturais resistem mais, mas também sofrem com a perda de água. “Todos devem receber cuidados, mas os fios tratados quimicamente exigem máscaras mais nutritivas e proteção térmica”, acrescenta.
Ao voltar da viagem, a profissional orienta iniciar com uma lavagem com shampoo hidratante, seguida de hidratação profunda com foco em reposição hídrica e lipídica, para devolver a emoliência e o peso molecular aos fios. “Se houver sinais de enfraquecimento, recomendo um tratamento com reposição de cadeia proteica, que fortalece a haste capilar e restaura a vitalidade dos fios”, conclui.