DIÁRIO DO TURISTA – 61% dos brasileiros ainda desconhecem que o Cerrado é o bioma mais desmatado do país – número já é melhor que ano passado
Nova pesquisa da iniciativa Sou Cerrado em parceria com Hibou Pesquisa e Insights, mostra pequena melhora no reconhecimento do Cerrado 63% dos brasileiros ainda não sabem que sem o Cerrado não tem mais água no Brasil. Dados foram apresentados em primeira mão no TEDx Guará Countdown – Viver o Cerrado, durante apresentação do “Sou Cerrado”
Após um ano em que o Cerrado alcançou a infeliz marca de bioma mais desmatado do país, a premiada iniciativa “Sou Cerrado”, refaz a mesma pesquisa que comprovou, no final de 2023, o massivo desconhecimento dos brasileiros sobre o segundo maior bioma do país e seu berço das águas. A nova pesquisa, realizada em novembro de 2024 pela Hibou Monitoramento, com mais de 1,6 mil pessoas, mostra que o Cerrado continua sendo pouco conhecido pelos brasileiros, mas em comparação com o ano passado, houve melhora.
Enquanto em 2023 71% dos brasileiros não sabiam que sem o Cerrado, a água está ameaçada no Brasil, em 2024 este número caiu para 63%. Ainda é alarmante, uma vez que o Cerrado abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem 6 das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e 8 no total.
A nova pesquisa foi apresentada em primeira mão dia 9 de dezembro, durante participação de Felipe Triaca, porta-voz do “Sou Cerrado”, no TEDx Guará Countdown — Viver o Cerrado, evento que reuniu especialistas, artistas e o público para discutir a preservação do Cerrado e buscar soluções práticas para enfrentar os desafios climáticos. O evento aconteceu na última segunda dia 9. O evento faz parte do movimento global Countdown, voltado para fomentar ações concretas em prol da sustentabilidade em cinco áreas principais: energia, transportes, materiais, alimentos e natureza.
A primeira pesquisa de 2023 foi o ponto de partida para o lançamento do “Sou Cerrado”, projeto cujo propósito é atuar com foco na comunicação do bioma, por meio de ações de impacto e apoio de instituições e artistas (veja mais detalhes abaixo). “Se o Cerrado precisa de proteção e os brasileiros não o conhecem, era preciso atuar justamente nesse desconhecimento”, explica Laura Bergamo, coordenadora do Sou Cerrado, na Fresh PR, agência co-idealizadora e realizadora da iniciativa.
Apesar de os números da nova pesquisa 2024 ainda mostrarem baixo conhecimento, houve melhora em relação ao ano passado. “Já vemos alguns pontos de transformação, e conhecimento tem curva de aprendizado. Com a continuidade do projeto e conteúdo disponível podemos esperar que ao final de 2025 tenhamos alcançado resultados ainda melhores”, diz Lígia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa.
Alguns achados da pesquisa
- 63% não sabem que sem o Cerrado, não tem água no Brasil. Contra 71% no ano passado.
- 61% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado; contra 64% no ano passado.
- 67% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange 9 Estados), contra 70%, no ano passado.
- Aumentou em 8% a quantidade de brasileiros capazes de descrever o clima do Cerrado.
- 65% dos brasileiros não sabem que o Tucano é um animal do Cerrado, contra 66% ano passado.
Acesse a pesquisa na íntegra no site www.soucerrado.com.br
“Uma pequena mudança formando uma curva de aprendizado é muito significante para nós do Sou Cerrado, pois mudar a consciência de cada pessoa é nosso foco. Ecoar o grito de socorro do Bioma mais antigo do planeta para que suas águas continuem a correr é o que nos dá força para continuar. O grito de socorro do Cerrado é a nossa voz”, diz Felipe Triaca, ativista digital e diretor audiovisual do Sou Cerrado.
Sobre “Sou Cerrado”
Com apoio institucional de WWF-Brasil, Instituto Alok, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado, Rede Kalunga, Associação Veadeiros, e outras, e de empresas como Agência ACUCA, Urbia Cataratas, Hibou Insights, entre outros, a iniciativa de comunicação Sou Cerrado nasceu com base na invisibilidade do bioma. Idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista digital e editor, detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, o Sou Cerrado tem o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado por meio de comunicação 360.
“Sou Cerrado”, além de uma marca, é uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs que atuam diretamente no Cerrado, para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: www.soucerrado.com.br. Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão a Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Desacelere pela vida, entre muitas outras. Para novas ONGs se inscreverem para estarem na vitrine, basta acessar o site e fazer o cadastro.
Para imagens ilustrativas do Cerrado clique aqui (créditos: Felipe Triaca/Sou Cerrado)